terça-feira, 11 de outubro de 2011

Frango Tikka Masala

Para iniciar o nosso blog escolhemos uma receita tipicamente indiana, uma das nossas cozinhas preferidas. Descobrimos este prato há 4 anos, durante umas férias no Algarve, num restaurante indiano onde fomos jantar. Desde aí cada vez que vamos a um restaurante indiano, este tem de ser um dos pratos escolhidos.


Marinada:
1 malagueta
1 dente de alho
1 c. chá de gengibre em pó
1 colher de sopa de óleo de amendoim/sésamo
1 pitada de paprika
2 colher de sopa de Molho Tikka Masala (foto abaixo)
1 colher de chá de polpa de tomate
Coentros frescos picados q.b.
400g de peito de frango (cortado em cubos)
sal q.b.

Confecção (no dia seguinte à marinada):
1 cebola pequena picada1 pitada de canela
1 pitada de coentros em pó
1 pitada de açafrão
400g de tomate pelado
100ml de iogurte natural
100ml de natas

Coentros frescos picados q.b.

Marinada:
Misture a malagueta com o alho, o gengibre e o óleo e triture tudo. Adicione a paprika, garam masala, a polpa de tomate e os coentros bem picados (reserve 1/4 para o dia seguinte). Misture bem até formar uma pasta. Reserve.
Corte o frango em cubos, tempere-os com sal e barre-os com a marinada. Leve ao frigorifico de um dia para o outro.




Preparação:
Coloque o óleo num tacho e frite a cebola previamente picada e as especiarias. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Ao fim deste tempo, adicione o tomate em puré previamente desfeito (com uma varinha mágica) e o iogurte batido, mexa bem. Em seguida, acrescente os pedaços de frango juntamente com a marinada e deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos, até o frango estar pronto. Antes de servir adicione as natas, os coentros picados, rectifique o sal e deixe cozinhar mais 1 minuto.
Sirva com arroz branco.


1 comentário:

  1. A receita do frango Tikka Masala é escocesa. Foi criada pelos fuzileiros escoceses que serviam na Índia e decidiram misturar um prato com frango típico daquele país com molho de tomate e nata.

    Leia mais em: As 40 mentiras mais aceitas da atualidade - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=21041#ixzz1koREkIOG

    ResponderEliminar