sábado, 14 de janeiro de 2012

Cupcakes de Natal

Bem sabemos que o Natal já passou há muito, mas ainda não tínhamos tido oportunidade de postar as receitas dessa época. Foi a primeira vez que tentámos fazer cupcakes enfeitados. Após uma experiência para ver qual a massa que se aguentaria mais tempo, lá saíram estes cupcakes de chocolate, receita adaptada de um dos muitos livros de receitas que por aqui pairam. A pasta para decorá-los foi feita à mão, pelo que dá algum trabalho a amassar até ficar com a consistência certa.


Ingredientes: (para 12 cupcakes)


Cupcakes:
85 gr. de chocolate preto
150 gr. de manteiga
160 gr. farinha
1 c. chá fermento
160 g açúcar
1 pitada de sal
5 ovos
1 c. de café de café em pó


Parta o chocolate em pedaços, e derreta com a manteiga em banho maria. 

Misture, à parte, a farinha com o fermento.

Bata o açúcar com o sal, os ovos e baunilha. Envolva a mistura da farinha e mexa até humedecer ingredientes. Adicione a mistura de manteiga e chocolate e leve ao forno, 20 minutos, a 180º. 
Antes de desenformar deixe repousar 5 minutos. 

Pasta de leite:
350 gr. de açúcar
200 gr de leite em pó
1 lata de leite condensado (à partida, não vai ser necessário toda)
corante amarelo, vermelho e verde

Juntar o açúcar ao leite em pó. Adicionar um pouco de leite condensado e amassar com uma mão. Quando começar a ficar aos grumos, amassar normalmente até atingir a consistência certa. Juntar algumas gotas de corante. Ir adicionando mais leite condensado (se necessário), até a massa se despegar das mãos e estar boa para moldar. Retirámos a receita daqui, e aconselhamos a verem o vídeo antes de fazer, para verem bem a consistência da pasta. 











Sem comentários:

Enviar um comentário